A antena J é de construção muito simples e apresenta bons resultados. Meu primeiro contato com estas antenas foi com a Open-Stub J, uma versão em stub aberto e dual-band desta antena, a qual me surpreendeu pelo seu rendimento e simplicidade.
Recentemente o Valezin PY2KF adquiriu um TH-F6 e estava a caça de uma antena simples para 220MHz, dai veio a sugestão de uma J. Porem para compensar a falta de potencia do HT (5W) e aliado a distancia que nos encontramos e ainda superar os vários obstáculos a "queima roupa" que tanto eu quanto ele temos, surgiu a ideia de montar a versão "super" desta antena.
O curioso é que encontramos muitos projetos já prontos para VHF e UHF mas para 220MHz uma escassez de antena inacreditável. Depois de muito procurar encontrei este projeto no site CQIndia.
Depois de analisá-lo e conferir com outros projetos, resolvi traduzir o pouco texto que existe e converter as medidas para o sistema métrico, que é mais amigável. O resultado pode ser conferido abaixo:
Medidas para UHF:
Medidas para VHF:
Balun:
Enrolar cinco voltas com 10 centímetros de diâmetro no cabo de descida, logo abaixo do ponto de alimentação. Ajustar o ponto de alimentação acima ou abaixo para 1:1 de ROE.
O hairpin central que separa os dois 5/8, pode ser feito com fio de cobre rígido de 4mm2 ou até mesmo com um pedaço de serpentina de cobre usado em refrigeração.
Para as frequências mais baixas, onde o hairpin ficar muito grande uma sugestão é enrola-lo conforme o desenho abaixo.
Design e calculo originados de: http://www.cqindia.com/....VHF_Collinear_Antenna_Super_J/collinear_jpole.htm
Tradução e medidas convertidas para o sistema métrico por PY2BBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário